‘Aqui faz-se a vontade de Deus. Tudo como Deus quer e por muito tempo,
quanto Ele quiser’ (1987, p.108). Esta frase extraída da obra Vida de São Geraldo, do Redentorista Pe. Francisco Costa, resume a vida de um dos nossos mais belos
santos redentorista: São Geraldo Majella.
Sua educação foi marcada por duas qualidades importantes: a
piedade e o serviço. Geraldo (06/04/1726)
nasceu no sul da Itália, na cidade de Muro. Sua mãe, Benedita
Gadella, era dona de casa, seus pai, Domingo Majella, era alfaiate. Ele era o quarto
filho de uma família simples, pobre e humilde.
Desde pequeno Geraldo apresentava o desejo da vida religiosa. Costumava ir a uma igrejinha dedicada a Nossa Senhora de Capotignato. Lá rezava e se encontrava com o menino Jesus e Nossa Senhora. O gosto pela vida de oração, pela eucaristia, sua facilidade nos estudos, sua vida virtuosa, o espírito de caridade e sua grande devoção ao Espírito Santo são alguns sinais que marcam o perfil de nosso 'especial irmão e santo redentorista'. Com Santo Afonso e Madre Celeste Crostarosa, Geraldo completa o trio dos principais santos que iniciaram e nossa historia redentorista e deram exemplo de vida virtuosa para ser continuado.
Em São Geraldo a radicalidade, fidelidade e perseverança no seguimento do Redentor sofredor e pobre é uma constante que marcou sua vida. Com o redentor Geraldo assumiu sua pobreza, sua humildade, seu constante serviço e doação aos mais Abandonados. Desde criança vemos em sua humilde pessoa a marca do carisma redentorista.
Geraldo repartia o pouco que tinha com os meninos mais pobres. Visitava os doentes de sua comunidade, auxiliava os alunos que tinham dificuldades nos estudos, era sempre gentil e amável com todos, paciente ao extremo. Cada pensamento e ação sua era acompanhada de uma vontade de anuncia o Redentor com a vida e com palavras. Por isso, em suas visitas e colaborações com os mais necessitados, ele sempre levava esperanças, conselhos e orientações espirituais aos mais necessitados. Era o evangelizador dos abandonados. Ou seja, levava a redenção.
Junto a tantas qualidades, concedidas por Deus, Geraldo teve também uma vida de dificuldades e sofrimentos. Assim acontece na vida dos santos. E
para cada dificuldade Deus concede uma graça. Com 12
anos ele perdeu o pai e teve que trabalhar como alfaiate para se sustentar e
ajudar a família. Geraldo, mesmo com o pouco que ganhava na alfaiataria, ajudava também aos pobres. Nunca lhe faltou nada que precisasse. Trabalho e Oração eram os dois
sustentáculos da sua vida. Nunca reclamou de nada, a não ser quando o Padre lhe negou a comunhão, pois ainda não tinha feito à catequese.
Para ser irmão religioso, São Geraldo teve grandes dificuldades. A principal delas, que dificultou a sua inserção numa Congregação Religiosa, foi a aparência do seu físico frágil. Com 14 anos (1740) Geraldo quis ser Capuchinho. Foi ao
convento, porém, o frade Sr Prior não o aceitou. Assim foi a
primeira dificuldade. Com 19 anos Geraldo voltou ao convento e recebe outro
não. Porém, Geraldo não desanima. Quando Deus quer deve-se continuar. Em 1749 a cidade de Muro recebia os
missionários redentoristas, Geraldo se renova nas suas esperanças, chega a
conversar com o Pe. Paulo Cáfaro e afirma que quer ser irmão. A resposta é
negada. Geraldo não desiste, arruma as trouxas de roupa, sai de casa, deixando um bilhete dizendo: 'vou ser Santo' e vai ao encontro dos missionários, que estavam de partida, Geraldo insiste novamente e com muito sacrifício é aceito na Congregação. Vai para Iliceto, onde demonstra disposição inigualável para ajudar os confrades e aos mais necessitados.
Em fins de 1749 inicia noviciado. Com 25 anos, em 16 de julho de 1752, Geraldo faz sua profissão de Fé e se torna irmão da Congregação do Santíssimo Redentor. Vai para Caposela. Lá adoece do pulmão e termina sua vida com 29 anos de idade. Irmão São Geraldo é popularmente conhecido como padroeiro das mulheres grávidas,das mães, dos Irmãos leigos e das crianças, dentre outros. Hoje celebramos seu dia: São Geraldo Rogai por nós, pobres pecadores!!!
Em fins de 1749 inicia noviciado. Com 25 anos, em 16 de julho de 1752, Geraldo faz sua profissão de Fé e se torna irmão da Congregação do Santíssimo Redentor. Vai para Caposela. Lá adoece do pulmão e termina sua vida com 29 anos de idade. Irmão São Geraldo é popularmente conhecido como padroeiro das mulheres grávidas,das mães, dos Irmãos leigos e das crianças, dentre outros. Hoje celebramos seu dia: São Geraldo Rogai por nós, pobres pecadores!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário