terça-feira, 5 de julho de 2016

A educação: perspectiva kantiana e marxista.

  

         Isaias Mendes Barbosa


RESUMO

A presente reflexão trata da Educação-moralidade na perspectiva kantiana e sua relação com o viés político-pedagógico da orientação filosófica de Karl Marx. Tendo como base a obra Sobre a pedagogia (1803) do filósofo Immanuel Kant e a obra Textos Sobre Educação e Ensino de Karl Marx e Friedrich Engels, pretende-se fazer as seguintes considerações: i) A distinção entre a educação pública e privada na perspectiva kantiana.  ii) Leis imperativas da educação prática na moralidade kantiana; e, por último: iii) A concepção de educação na orientação filosófica de Karl Marx e seus contra pontos com o pensamento Kantiano.  As duas reflexões se mostram distintas e até certo ponto contraditória.  Porém, isso não descarta a sua relevância para o pensamento de uma educação inovadora que tanto promova um pensar reflexivo racional vinculado de outros saberes fundamentais da vida prática humana, como a cultura, a arte, a política, a literatura, dentre outros. Seguir os dois extremos é problemático, porém, tentar uma conciliação em seus diversos pontos continua sendo o nosso desafio e o novo percurso pedagógico a ser trilhado.
Educação- Kant-autonomia- Marx-Emancipação

Introdução

A Modernidade com suas mudanças de pensamento e, posteriormente, ascensão tecnológica é um período da história humana que não tem o mesmo valor significativo-filosófico sem duas personalidades marcantes, a saber, Emmanuel Kant (1724-1804) e Karl Marx. Enquanto Kant promove a revolução do pensamento com o criticismo, Marx, por sua vez, apresenta a revolução prática, no viés político social-civil. A duas personalidades são inovadoras e até contrárias: o primeiro se detém na razão como princípio a priori clarificador do entendimento humano, o outro se detém na história e luta de classe como elementos fundamentais para transformação social. Na dinâmica do pensar e do fazer os dois autores desenvolvem reflexões distintas de como tratar sobre a educação. Enquanto Kant se serve dessa para a gestação do homem autônomo, Marx se debruça sobre a mesma para promover a emancipação social humana.
Na obra Sobre a Pedagogia[1] Kant aborda princípios e conselhos práticos acerca da arte de educar. Neste sentido, o conceito de educação está entrelaçado com a concepção de moral. A obra é dividida em Introdução, Sobre a educação Física e Sobre a educação Prática. A obra trata do sujeito moral como objetivo principal da educação, pois ele desde sua nutris necessita de cuidados e orientações para se chegar à condição de homem e cidadão: a moralidade. Contudo, o processo educacional não se efetiva no sujeito de modo fechado e pronto, mas faz parte de uma continuidade no âmbito privado e público para construção da própria humanidade. O imperativo categórico [2]passa a ser à base da moral educacional em Kant e seu ponto culminante é o reino dos fins do homem: a importância da dignidade e valoração do homem possuidor de uma razão. 
Já A obra Textos Sobre Educação e Ensino de Karl Marx constitui um conjunto de textos que, no calor do século XIX, tratam do sistema capitalista e suas implicações ao sistema educacional precedente.  Não se trata de um sistema filosófico sobre a educação e o ensino ligado a uma moral imperativa, mas pontos do pensamento crítico-histórico-materialista de Marx sobre o Ensino e suas questões de vínculo cultural, social e político, indispensáveis para emancipação do homem. Diferenças e contradições são inevitáveis, porém o movimento da História não teria o mesmo valor sem essas duas personalidades.

A distinção entre a educação pública e privada na perspectiva kantiana.
           
  A obra Sobre a Pedagogia de Emmanuel Kant faz conexão da arte de educar com um aspecto essencial da prática humana: a moral. Porém, a lei que rege os princípios fundantes do agir humano é a racionalidade. Seguir a razão é o percurso que conduz o homem a sua verdadeira felicidade. Assim, a educação e a razão são equivalentes e produz no homem um ser autônomo, portador de dignidade e esclarecido.
            Segundo Kant a Educação é o modo essencial de formar o homem moralmente, pois o eleva da condição primitiva para a de homem. A Educação se faz pela formação que se efetiva, pela disciplina e pela instrução. A primeira é negativa, pois afasta do homem os seus defeitos, e a segunda é positiva, pois concede ao homem um direcionamento moral.  Com a Educação, portanto, o homem pode ser bom, mas sem esta ele pode ser um mau educador de sua geração futura, portanto:
O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz. Note-se que ele só pode receber tal educação de outro homem, os quais a receberam igualmente de outro. Portanto, a falta de disciplina e de instrução em certos homens os torna mestres muito ruins de seus educandos. (KANT, 1999, p.15).
            Os espaços onde a educação se efetiva são dois: o da família e o do estado. O da família se refere à educação privada, o do estado, à pública.  As duas se relacionam, porém cada qual tem sua importância fundamental na formação do homem.        
           A educação pública diz respeito às informações e não sai do seu âmbito público e comunitário. A educação pública completa utiliza-se da instrução e formação moral, pois assim tanto molda o estado físico e preparatório, como a caráter próprio do homem, aquilo que se remete ao seu perfil e sua conduta. Neste sentido, ela comporta um local chamado Instituto de Educação, cuja finalidade é o aperfeiçoamento da vida doméstica ou familiar. Ao instituto se paga uma determinada quantia, a fim de manter o ambiente e surtir os educadores do Instituto. Este, ou escola pública, segundo Kant, tem um objetivo: “Estes devem prestar a realizar certas experiências e a formar pessoas aptas para que possam dar uma boa educação doméstica” (KANT, 1999, p.31). Daí que, inversamente proporcional ao mundo contemporâneo, a educação pública é a base fundamental da constituição e construção do homem em sua dignidade e cidadania.
            A educação privada submete o homem à prática dos preceitos. A ela ficam responsável os pais ou a outrem que o queira ou se responsabilize pelos seus filhos. O apoio de outrem faz merece o pagamento ou recompensa pelos serviços prestados, assim como se também faz na educação pública. Daí existe um problema que pode acontecer entre a responsabilidade dos pais e a dos que permanecem incumbidos de educar as crianças: “Mas tal educação, ministrada por auxiliares, tem a gravíssima circunstância de dividir a autoridade entre os pais e esses governantes. A criança deve regular-se pelos preceitos de seus governantes e, ao mesmo tempo, seguir os caprichos de seus pais.” (KANT, 1999, p.31). Com isso, é de fundamental importância os pais cederem à autoridade aos que se responsabilizaram pelos seus filhos. Dessa forma, torna-se possível uma organização e uma orientação moral, uma prática de preceitos que não está inclinado aos caprichos ou apego dos filhos, mas a vida civil e familiar.
            Em suma, a educação pública passa a ser a mais importante, pois a sua fundamentação está na educação do sujeito a fim de prover a sua cidadania e sua elevação da condição de menor idade à maioridade. É importante citar que no processo educacional as formas de educação e instrução da criança e do jovem têm uma finalidade de desenvolver a sua autonomia. Daí a proposta de orientação de um horizonte que o conduza à humanização e à dignidade do homem. A relação das formas de educação, do privado ao público ou vice e versa, é uma preparação que, por meio de vários recursos como brinquedos, alimentação, instrução, esportes, jogos, trabalho, disciplina, e desenvolvimento das disposições naturais do indivíduo, tenta promover as condições necessárias para se ter o homem capacitado tanto no seu aspecto físico, como no seu caráter e nos aspectos referente a sua índole e valores, ou seja, na sua moral. Alma e corpo passam a ser aquilo que deve ser trabalhado com o intento de promover a natureza a qual o homem está convidado a ser: livre, moral, sociável e cidadã.

 Leis imperativas da educação prática na moralidade kantiana.
             
            Para Kant, na cultura geral educacional existem os aspectos físicos e morais cuja finalidade é fortificar a personalidade do jovem em sua formação. Na formação física o jovem é mandado para a escola a fim de ser formado, porém a princípio a formação se faz pela disciplina e instrução. E a ele é imposto regras para serem seguidas. Nesse primeiro momento o homem não tem consciência das máximas a que ele dever se auto determinar, ou seja, ele se encontra no estado da menoridade. A lei, que está composta na disciplina e instrução é estranha a seu ver, porque ainda não foi despertado no jovem suas máximas internas, ou seja, ele ainda não tomou para si as normas necessária para boa convivência. Estas máximas faz parte do segundo momento que é o da formação moral, em que nele há desenvolvimento de máximas a qual deve se guiar. Aqui, a disciplina não tem mais utilidade, pois esta só tem a função de promover o hábito até que o indivíduo desenvolva seu entendimento para determinar sua realidade a partir de uma moralidade. Depois das máximas efetivadas pelas leis da razão, o homem não precisa depender da disciplina para efetiva sua ação. Daí se faz necessário que na formação educacional,
É preciso cuidar para que o discípulo aja segundo suas próprias máximas, e não por simples hábito, e que não faça simplesmente o bem, mas o faça porque é bem em si. Com efeito, todo o valor moral das ações reside nas máximas do bem. Entre a educação física e a educação moral existe essa diferença: a primeira é passiva em relação ao aluno, enquanto a segunda, ativa. É necessário que ele veja sempre um fundamento e a consequência da ação a partir do conceito de dever. (KANT, 1999, p.68).
            As máximas são inferências produzidas pelo indivíduo. Elas estão no campo do dever e do possível. Ou seja, o homem deve pensar se uma ação (passiva ou ativa) deve ser efetuada por ele e se essa ação tem um caráter geral, podendo se realizada por todo ser humano sem ofender sua integridade. Portanto, para se fundar uma moral no homem é preciso incutir essas máximas no jovem a fim de formar seu caráter:
Se se quer formar a moralidade não se deve punir. A moralidade é algo tão santo e sublime que não se deve rebaixa-la[...]. O caráter consiste no hábito de agir segundo certas máximas. Estas são de princípios a da escola, e mais tarde, as da humanidade. A princípio a criança obedece a lei. Até as máximas são leis, mas subjetivas; elas derivam da própria inteligência do homem. (KANT, 1999, p.76).
            A noção de dever passa a ser as máximas orientadoras da moralidade do jovem. E o ponto principal para que se tenha máximas válidas apodíticas[3] é a incondicionalidade do exterior ou de suas paixões, e a condicionalidade das leis da razão, para que o indivíduo se determine e haja em sua realidade, representando-a e efetivando-a. Dessa forma, o agir por dever é o imperativo impositivo que se encontra na vontade boa para efetivar as leis da razão e dever se relaciona em dois níveis: para consigo e para com o outro. No primeiro, o agir segundo a conveniência é o que consiste em conservar uma dignidade interior do homem como tal. O dever se faz na valoração e aderência da dignidade da natureza humana. A consciência dessa dignidade é algo fundamental na vida do jovem em sua formação:
Deve-se-ia fazer a criança perceber a dignidade humana em sua própria pessoa, por exemplo, no caso de solidez, a qual pelo menos desdiz da humanidade. A criança pode, porém, colocar-se abaixo da dignidade humana quando mente, desde que já possa pensar e comunicar seus pensamentos aos demais. (KANT, 1999, p.90)
            No segundo aspecto, o respeito e a obediência aos direitos humanos práticos devem ser a instrução a que se guia a vontade humana do formando. Essa obediência e respeito se faz necessária a fim de que o homem possa por em prática a efetivação da lei para que a mesma lei tenha um valor que ressalva a sua dignidade e da humanidade num sentido geral. Os valores da virtude, como a beneficência, o domínio de si, a lealdade, a decência, e pacificidade, a honradez, a modéstia e a temperança são elementos característicos que propiciam um melhor desempenho, uma melhor aderência a moralidade do formando. Portanto, a condição para o homem tornar-se moral é:
[...] quando eleva a sua razão até aos conceitos do dever e da lei. Pode-se, entretanto, dizer que o homem traz em si tendências originárias para todos os vícios, pois tem inclinações e instintos que o impulsionam para um lado, enquanto sua razão o impulsiona para o contrário. Ele, portanto, poderá se tornar moralmente bom apenas graças a virtude, ou seja, graças a uma força exercida sobre si mesmo, ainda que possa ser inocente na ausência dos estímulos. (KANT, 1999, p.85)
Com o imperativo, proporcionado pela educação, o homem chega ao seu estágio de autonomia, de maior idade. Isso quer dizer que a sua conduta não precisa ser moldada por leis exteriores, por normas e regras estranhas ao se ver e muito menos punições para repreensão de sua má conduta, mas sim que agora as leis naturais da razão fazem parte de sua personalidade e sua efetivação entra no campo da moralidade. Neste sentido o homem é determinação de si, a sua vontade boa é a própria razão que o conduz a um dever. Isso se realiza mediante a formação educacional do homem.

A concepção de educação na orientação filosófica de Karl Marx e seus contra pontos com o pensamento kantiano.

A educação-moral kantiana, como veículo para formação do homem se faz no percurso da superação da menoridade para maior idade. Nessa ascensão Kant apresenta a disciplina e a instrução como instrumentos determinantes para formação do homem até sua autonomia. Neste processo as leis imperativas já são introjetadas na pessoa e assumidas como necessárias e universais para a boa vivência. Porém a visão Marxista o processo educacional não assume essa função de esclarecimento e autonomia, mas de alienação. Pois o ensino, além de ser determinantes de interesses particulares de certa camada social dominante, não assume sua extensão e funcionalidade precisa: a construção do ser social em toda a sua totalidade. Mas se apresenta como pedagogia fragmentária, portanto, desvinculada de outros saberes fundamentais para uma prática social.
Os Textos Sobre Educação e Ensino de Karl Marx apresentam conexões precisas com quatro conceitos fundamentais para o ensino: Economia, Cultura, Educação e Trabalho. Esses conceitos giram em torno do pensamento marxista, tendo como destaque influente: o sistema capitalista na determinação da Cultura (Ideológica?), do Trabalho e do modelo educacional, na Modernidade.
O sistema educacional precisa passar por mudanças, uma vez que a educação se fragmentou, se dividiu, semelhante ao sistema do trabalho e as relações sócio culturais.  Na visão de Marx a mudança só acontece pela modificação das condições sócias, quando o sujeito, consciente de si e de sua práxis, luta para mudar as estruturas opressoras ou alienantes da educação. Educação, cultura e política precisam se reunificarem. Isso é possível com a proposta de uma educação libertária, que modifique a superestrutura e vincule educação, política, cultura e transformação socal.
Para Marx a divisão do trabalho reduziu a atividade do homem e, portanto, limitou a sua consciência social. Essa debilidade não só se realizou no campo psicológico, nas funções cognitivas humanas, mas no próprio domínio de sua atividade. O trabalho ficou dividido conforme o interesse do grupo social dominante: os capitalistas.
Enquanto que os intelectuais pensavam, ou seja, exercia o trabalho intelectual, os operários só trabalhavam, ou seja, exerciam o trabalho prático. Deste modo foi se dividindo em partes menores e se fragmentando o trabalho. Deste modo, tanto no sistema trabalhista como na educação, o processo de divisão e fragmentação se realizou. 
Marx apresenta como solução, do processo de alienação e divisão do trabalho, a luta e conquista pelo trabalho que falta aos operários, mas não se trata do trabalho prático-corporal, mas do trabalho intelectual. Deste modo, na perspectiva de Marx o Governo Estatal não pode intervir no ensino. Ou seja, O governo não pode dizer como as escolas devem agir, o que e como elas devem ensina. Esse fazer caberia propriamente para comunidade local.
Essa posição se mostra contrária à perspectiva filosófica educacional de Kant, pois enquanto Kant considera a autoridade da formação do homem priorizada pelo Estado, Marx apresenta o inverso, ou seja, quem está na práxis educativa é que deveria refletir e teorizar sobre o melhor modo e o que ensinar.  
Enquanto Kant afirma que o ensino deveria ser pago pela família, Marx na sua Carta afirma “que o estado deve pagar. [Pois,] É evidente que um ou outro terá de pagar, porem não é necessário que sejam os que menos podem fazê-lo.”
A Carta apresenta a proposta que combina o trabalho intelectual com o físico, os exercícios físicos com a formação politécnica. E a formação politécnica não deveria ser articulada pelo determinismo da divisão do trabalho, que impede o conhecimento profundo do ofício aos aprendizes. Educação e vida social, cultural e política são pontuações que no pensamento de Marx ganham grande relevância.
A crítica de Marx se dá as escolas elementares que não autoriza as “disciplinas que admitem uma interpretação de partido ou de classe. Nas escolas só se deve ensinar gramática, ciências naturais... As regras gramaticais não mudam, seja um conservador clerical ou um livre pensador que as ensine.”. Essa crítica se realiza ao sistema precário e manipulador do ensino que está determinado pelo sistema político-econômico, pela cultura dominante e pelos intelectuais, ou capitalistas opressores.
Se para Kant Educação e Moral racional são equivalentes, então existe a priori, na formação da pessoa, os princípios fundamentais, imperativos categóricos, que regem e conduz o fazer humano. Marx, por sua vez, não parte do pressuposto inalterável de uma educação assertiva e formadora da civilização, mas coloca em questão a veracidade da própria formação de ensino como verdade imutável, pois, o próprio sistema educacional está determinado por forças maiores: o interesse das classes dominantes, que se sobrepõe a classe dominada.
Portanto, a escola tem uma função política, social e cultural. Ela está ligada ao trabalho e os interesses de classes, que ele chama de intelectuais, que precisa ser superado. As pinceladas sobre a educação marxista segue os ditames político e o movimento dialético da história. Para Marx mudar a estrutura é um percurso da ação prática do ser humano e a educação pode promover isso, desde que o trabalhador vá para luta e conquiste seus direitos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Portanto, a pedagogia de Kant aponta os caminhos que a educação deve percorrer como um objetivo prático e fundamental: a formação do homem, sua moralidade, sua cidadania e o seu valor significante. Observar o homem nos seus estágios de formação é perceber que a natureza humana é algo que se constrói e se molda ao seu destino: a perfeição. Porém, para que esse progresso se realize é necessário o papel da educação. Ela, diferente de hoje, não só tem o dever de informar, mas de formar a personalidade do indivíduo a ponto deste agir moralmente. Neste sentido essa preocupação não se refere como impositiva e limitante do caráter do homem, mas na promoção da dignificação do mesmo. É de salutar importância entender que a educação, para Kant, tem a função de seguir o rigor da razão, pois esta é o que constitui essencialmente a natureza humana e a que a difere dos demais seres.
Por outro lado a filosofia marxiana considera no ensino da formação pedagógico-humana os aspectos econômicos, a sua relações sociais, culturais, e ontológicas. O fator econômico, fundamento do trabalho, adjunto das relações de produção e sociais, são determinidades que, na perspectiva de Marx, são como categorias no decorrer da história, que precisam serem apresentadas no ensino para que este não se limite a pretensão de interesse de uma classe dominante. O objeto de análise de Marx é o movimento histórico humano da produção de si, de sua consciência e suas implicações econômico-sociais-pedagogicas. O homem, a natureza e suas relações sociais e o sistema educacional, estão em diálogo e interação permanente na história.
Daí fica a pergunta fundamental referente a educação: a educação atual tem construído um homem melhor e consciente do seu agir social e das categorias que compete ao seu caráter pessoal, político, social e espiritual, ou ela apenas está preocupada em informar as crises mundiais que tem como fundamental produtor efetivo a humanidade que inclina sua vontade para o suicídio de sua espécie? Uma mudança no pensar e na forma do homem ser e agir pela sua educação se faz necessário. Quem sabe o campo da racionalidade e os aspectos das exigências sociais possam dá a sua parcela de contribuição?!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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______. Manuscritos Econômino- Filosóficos.[ Trad. Jesus Ranieri]. Edições 70, Lisboa- Portugal, 1964.
______. ______.[ Trad. Artur Morão Ranieri]. Boitempo editorial. São Paulo, 2008.
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NETTO, José Paulo. Economia política: uma introdução crítica/ _, _; Marcelo Braz.-7. Ed.- São Paulo: Cortez,2011.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Edições 70, 2009.193p.
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KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 2ª.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
REALE, Giovanni. História da Filosofia: Do Humanismo a Kant. Paulinas, 1990, São Paul, p.907-940
PASCAL, George. O Pensamento de Kant. Editora Vozes,8ª ed. Petropolis, RJ, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich.Textos sobre Educação e Ensino.Campinas, SP: Navegando, 2011.



[1] A obra é resultado de um curso ministrado entre 1776/77, 1783/84, por Kant na Universidade de Königsberg, e publicado pelo seu discípulo Theodor Rint em 1803.
[2] Trata-se das leis da razão a que se determina o homem. O livro Fundamentação da Metafísica dos Costumes é a obra que conceitua a ideia de imperativo categórico. Ela fala, pois, de normas que regem o dever do homem. São máximas que conduzem o homem a uma ação prática.
[3] Refere- se às máximas que são universais, portanto hápitas para todos e necessárias, pois constituem uma exigência da razão.

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