quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A importância de debater política.



A palavra política deriva de “polis” que remonta às cidades da Grécia Antiga, berço de Aristóteles, que afirmou que o homem é um animal político no que tange à necessidade de se relacionar com os outros. Para tanto, é preciso compreender que a política faz parte da vida do ser humano e muito interfere no dia a dia.

Com efeito, faz bem ressaltar que, política não deve ser somente concebida como a política partidária, como as campanhas que os candidatos aos cargos públicos fazem de dois em dois anos. Infelizmente para muitos, só se toca nesse assunto quando chega o período eleitoral e para muitos nem nesse período.

Os jovens, muitas vezes não gostam desse assunto, acham chato, pois bem, não gostar de política é uma forma de se alienar. A política implica no cotidiano: no que estará na mesa para as refeições, no atendimento público de saúde, na segurança pública, na educação de qualidade e inúmeras prioridades que devem ser oferecidas pelo estado.                                                        

Esses pontos de importância relevante, sempre estão em destaque no discurso dos candidatos. A saúde, a segurança, a educação e problemas regionais de cada estado. Aprofundando: nota-se muitas vezes, entre os políticos profissionais, acordos e conchavos para as eleições. Devido a isso e ao não cumprimento de promessas feitas na época da eleição à política fica em parte desacreditada e pode se cair em uma generalização de que nenhum candidato eleito será bom ou que existe um candidato que é dos males o pior.

Tratando-se do regime atual na sociedade brasileira, se tem o poder nas mãos de escolher um representante democraticamente por meio do voto secreto. O poder é do cidadão, do trabalhador, do pai de família, do operário, e ele passa esse poder para um representante, que deve honrar o voto e a confiança do povo.

Se por um lado existem os que não gostam da política, por outro lado existem os que a querem separar da religião. Entretanto, política e religião estão juntas, pois existem defesas políticas que são preceitos e valores religiosos e, portanto devem ser seguidos pelos que professam determinada fé. Assim, os que professam uma fé, não podem ser alheios à realidade política que os cerca.


Felipe Feijão, estudante de Filosofia – UECE

Um comentário:

  1. Amei.. Muito bom esse artigo!! Nesse período crucial que estamos vivendo, nos faz refletir pra quem realmente devemos confiar nosso futuro. Valeu Felipe Feijão.

    ResponderExcluir