sexta-feira, 25 de maio de 2018

A greve dos caminhoneiros


A greve dos caminhoneiros tem movimentado as mídias e meios de comunicação no país, além disso tem afetado diretamente os sistemas de transporte e distribuição de mercadoria terrestre e aéreas no nosso país. Ora, atualmente estamos tendo uma intervenção de um setor que só recentemente é conhecido publicamente e que por muitos está sendo louvado. Não podemos negar os efeitos positivos dessa intervenção: como forçar o sistema econômico de combustível diesel a baixar o seu exorbitante preço. Isso é até bom para boa parte da população que utiliza de tal combustível para realizar suas atividades profissionais e cotidianas. Porém fica uma questão que não pode ficar esquecida. Por que esta greve (tão amplamente divulgada) está tendo um efeito efetivo e louvável por muitos, enquanto que outras greves (nas universidades, no sistema trabalhista, no setor de transporte, na saúde) não tiveram o mesmo valor, os mesmos elogios e as mesmas preocupações em relação aos detentores do poder e também ao público?
Há várias hipóteses que não podem ser descartadas, mas gostaria de apresentar objetivamente algumas: 1) a greve dos caminhoneiros afeta fortemente a economia do país. São transportadoras de produtos (de várias naturezas) que requerem uma demanda de consumo ou até certo ponto uma utilização imediata. Engraçado que o primeiro e principal problema é o econômico; 2) a pauta de exigência grevista não é a mudança de um sistema econômico, não é um fora Temer com toda a sua cambada de ladrões. É que “ –Seja reduzida a carga tributária incidente sobre operações com óleo diesel a 0 (zero), sendo elas as alíquotas da contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Património do Servidor Público – PIS/PASEP – e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS – incidentes sobre a receita bruta de venda no mercado interno de óleo diesel a ser utilizado pelo transportador autônimo de cargas. – E torne isentas da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE – instituída pela lei nº 10.336, de 19 de dezembro de 2001, incidente sobre a receita bruta de venda no mercado interno de óleo diesel a ser utilizado pelo transportador autônomo de cargas”.
Em poucas palavras: a exigência principal é tornar o óleo diesel isento de imposto. Não é aumento de salário, não é problema na remuneração profissional, não é conflito na contratação e no acordo profissional. Não é por uma educação mais digna, não é pelo aumento de emprego, não é por uma sociedade igualitária, não é por questões de precariedade pública hospitalar. 3) a intervenção gera um prejuízo econômico aos setores empresariais. As outras greves atingiam em cheio a população, mas não os setores empresariais mais ricos. Em outras palavras: fazer greve na escola e universidade interfere na educação populacional e na exigência do cuidado dos pais ou responsáveis para com seus filhos. Mas não interfere na vida do empresário de alta categoria. Este tem filho na Escola particular.  A greve dos correios não atinge efetivamente a distribuição dos bens de consumo alimentícios e de alto custo. A greve no sistema de saúde (pública) só atinge diretamente as pessoas que estão em risco de vida. Com destaque: os pobres. Não atinge, como deveria, quem está produzindo capital. Eis algumas pontuações que diferenciam essa greve das demais. 4) a greve apresenta uma estagnação no sistema econômico, a diminuição do consumo populacional, o travamento na dinâmica de vida empresarial e profissional.
Há até suspeitas de que as pautas apresentadas pelos caminhoneiros tem influência de certo setor empresarial do que realmente uma reinvindicação propriamente crítica e consciência da categoria de caminhoneiros. Portanto, sem tirar certo mérito desse evento histórico, podemos já constatar que a importância dessa greve indica a hierarquia dos valores, onde o econômico e o mercado estão em primeiro lugar, enquanto que os valores pertinentes ao setor humanitário e da vida (que deveria ser o primeiro) do povo, estão em último degrau dessa hierarquia. Num Brasil desigual, as lutas e greves muitas vezes se apresentam como fragmentadas. E com certa divisão de classes.
A situação atual exigiria uma unificação dos diversos setores de greve, porém, o que vemos é uma injustiça para com os setores grevistas de classe inferior, que são tachados de vândalos, terroristas, vagabundos e etc, enquanto outros setores nada fazem ou nada participam nessa luta. Soma-se a isso a letargia populacional dos que acham que nada têm haver com isso, dos que simplesmente são indiferentes e dos que esperam a salvação vir de outro e não deles mesmos. Um olhar egoísta, uma insensibilidade para com o outro e uma falta de solidariedade paira no Brasil (na classe mais alta?), vemos também aqueles que praticam obras de caridade para aliviarem suas consciências, enquanto seus corações permanecem os mesmos, e nos seus sonhos só participam alguns privilegiados. Essa visão de mundo, esse sistema mercadológico, torna o nosso país mais caduco e desigual. Ai a democracia só chegou para quem tem mais condição econômica, privilégios e acordos políticos, enquanto que os setores mais fragilizados (onde estão os pobres, miseráveis, abandonados e excluídos) ainda esperam, com grande resistência, uma libertação que nunca acabará sua chama, pois não se esquecem do bem mais sublime e mais sagrado da vida humana: o verdadeiro Amor. O resultado positivo dessa greve deve ser louvável, assim como um copo d’água em tempo de seca é motivo de animo, mas isso deveria ser apenas o micro começo de uma busca de saciedade humana pelo oceano que acabaria com a sede de todos. Isso eu chamo de democracia, dignidade e direitos humanos iguais.

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