quinta-feira, 19 de março de 2015

A obra de arte que deixa qualquer um maravilhado

A obra de arte que deixa qualquer um maravilhado é aquela que transforma algo insignificante em uma coisa bela. Talhar numa madeira a imagem de uma criança, mulher, pássaro, flor, ou qualquer coisa tão bela quanto, é de fato algo apreciável aos nossos olhos. O objetivo da arte do carpinteiro com a madeira é semelhante ao da nossa arte com a própria vida: transformar algo (a nossa vida) em uma coisa bela e apreciável aos olhos. Não existe maior maravilha do que essa e não existe maior desafio do que este.

A madeira do carpinteiro é como a nossa vida concedida por Deus: está ai, sem uma forma definida, aberta para ser o que quiser ser. O belo artista, o carpinteiro, começa projetando aquilo de mais importante e belo que pode fazer com a madeira. Ele expõe o que está no seu intimo, no seu coração. Daí é que sai a maior beleza e finalidade da madeira. E você, semelhante ao carpinteiro, já encontrou a finalidade de sua vida para que ela seja uma vida bela?

O belo artista, sabendo o que quer e o que vai fazer, começa a sentir a madeira. Ver suas extremidades, curvas e ondulações, e seus pontos específicos. E você: está sentindo a sua vida pulsando? Está sentindo as pessoas ao seu redor? Está percebendo a sua forma de viver? É bela ou precisa de algo mais?

O belo artista começa a marcar os percursos para aquilo que projetou de valioso e importante, de belo. E você já demarcou os pontos importantes de sua vida para torná-la bela? Já percebeu que cada beleza desejada tem seu caminho específico e não outros?

Para alcançar a beleza desejada, o fim útil e último da madeira, o artista corta, talha, poli, até atingir a forma esperada. No início do trabalho não se percebe com clareza as mudanças desejadas, porém com o tempo cada parte esculpida, ou talhada, vai tomando sua forma e harmonia até que com o esforço continuo, com uma sensibilidade apurada, se chegar a criar uma bela obra de arte. Do mesmo modo é necessário fazer para com a nossa vida a fim de que ela seja bela, harmônica e preciosa, uma obra de arte. É necessário cortar alguns percursos que não servem para beleza da vida, fazer alterações de caminhos, delinear os percursos que dão possibilidades para nos tornar belos. Cada corte é doloroso, cada escolha requer abdicação de outras possibilidades. Isso são exigências para que se torne a vida bela como se deseja a partir de dentro. De início, mesmo querendo ver ansiosamente a beleza da nossa vida, não perceberemos grandes mudanças, beleza e transformação. Porém, será na perseverança e na clareza do que se deseja de belo, que, aos poucos, não sem sacrifício ou dor, conseguiremos alcançar a beleza desejada.

Do mesmo modo que o carpinteiro emprega sua energia, tempo, paciência e perseverança para transformar a madeira insignificante em uma bela obra de arte, assim, nos será necessário semelhante, ou melhor dizendo, maior energia para transformar a nossa vida num bela vida. São Jose foi este artista, carpinteiro, que com bela arte transformava as coisas aparentemente insignificantes em beleza. Porém, sua maior obra de arte foi transformar a sua vida naquilo que Deus quis de mais belo: expressão do amor divino. A fonte desta transformação estava em seu coração que amava tanto a Deus tão quanto se sentia amado por Ele. Com arte fabulosa São Jose cuidou de Maria, pois a amava. E com tal arte ele cuidou e educou o filho de Deus: o menino Jesus. Quem ama cuida daquilo que pertence ao seu amado. Assim se deu com José quando cuidou de Jesus e de Maria, pois os dois, além da humanidade, pertenciam a Deus e eram obras belas de Deus. São José ensina-nos, com teu exemplo e tua arte a transformar a nossa vida numa vida bela, sinal de amor. Pois como o Cristo mesmo disse, não há maior mandamento do que este: amar a Deus e ao meu próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário