segunda-feira, 30 de maio de 2016

Beato Redentorista Francisco Saverio Seelos: Vida e Missão na Século XIX.

Francisco Xavier Seelos (1819-1867) é uma figura de singular importância tanto para os Redentoristas como para América do Norte, como pela sua atividade missionária de grande importância no moderno Estados Unidos do século XIX . Na História da Congregação sua importância não está por ter sido Mártir pelo Reino de Deus, pelos abandonados e pela Igreja, como foram os Mártires da Ucrânia, República Checa e Cuenca. E muito menos pela grande produção literária de cunho teológico como realizou Santo Afonso, o teólogo Bernhard Häring e Maciano Vidal.  O seu destaque está no trabalho pastoral em frente aos imigrantes, aos pobres e abandonas dos Estados Unidos. Pode-se dizer que este beato é uma luz para as diversas modalidades de migrações que percorrem o mundo todo e para os imigrantes no Brasil. 

         Seelos nasce em Fussen, na região Baviera (Alemanha). Faz os estudos de Filosofia e entra para o seminário diocesano em 1842. O contato com os Redentoristas e seu significativo carisma o impulsiona, imediatamente, para entrar na Congregação no dia 22 de novembro do mesmo ano. Em 1843 se encaminha para Le Havre, Francia, e no ano seguinte chega em Nova York, nos Estados Unidos. Com 25 anos é ordenado na Igreja St. James Baltimore.

          Sua ida para os Estados Unidos é marcada pelo grande fluxo migratório (alemão, dentre outros) para tal país, devido sua ascensão econômica e produção mercantilista, oferta de terras indígenas, dentre outras áreas, e a possibilidade de trabalho, na região leste e oeste da América. Povos pobres, abandonados e migrantes foram alguns daqueles ao qual o nosso beato dedicou sua vida. Podemos destacar algumas marcas do seu trabalho missionário apostólico, como: a) o trabalho como pároco, b) a atividade como missionário itinerante, c) a formação dos missionários redentoristas, d) a direção espiritual do povo (simples), e) a competência exemplar na confissão, pregação e no catequisado dos jovens e f) o valor dignitário como mestre de noviços, dentre outros.

           Nosso beato viveu com São João Neumann, na paroquia de Santa Filomena em Pittsburgh. Foi pároco e superior da comunidade religiosa, atraía muitas pessoas pela sua experiência no confessionário, na pregação e na missão itinerante. Era cortes, feliz, dedicado nos seus trabalhos e com grande zelo apostólico. Suas pregações eram cimentadas na palavra de Deus e na sua experiência de fé. Como bom pastor, apascentava a todos que o procuravam, como os ingleses e imigrantes alemães. Recusou a indicação do Papa Pio IX para ser bispo de Pittsburgo. E dedicou toda a sua vida em preparar seus confrades para o apostolado missionário e na assistência aos mais abandonados da região.
Nesse período os Estados Unidos passou por conflitos internos para crescer. Enquanto o Nordeste era a região mais desenvolvida, na força armada, na produção industrial e no desenvolvimento econômico, outras localidades da região como o Sul e sudoeste passavam por diversos problemas: a) a escravidão era mantida, b) a exploração trabalhista também, c) a miséria em algumas regiões era visível e d) a malária (devido ao fluxo migratório), dentre outras doenças, tomou de conta de algumas regiões, como New Orlean (Luisiana), onde nosso beato exerceu seu ultimo apostolado missionário.

Foi em 1866, quando Pe. Seelos se estabeleceu na comunidade Redentorista, em Luisiana, e se tornou pároco da Igreja de Santa Maria Assunta, que boa parte da população de diversas raças, nacionalidades, classes imigrantes e pobres sofreram com a febre amarela. Pe. Seelo visitou toda a sua região, assistencializou espiritualmente e socialmente as pessoas que corriam ao seu encontro. E acabou contraindo a doença e foi para a casa do Pai no dia 4 de outubro de 1867, com 48 anos. 

            Sua figura também se torna relevante para as necessidades proféticas e missionárias da nossa época. Podemos afirmar que na atual situação do mundo, com os assassinatos de diversos Cristãos pelo Estado Islâmico, com as fugas dos povos de diversas regiões e religiões para os países a salvos de guerras (como  o Brasil), e também devido o grande fluxo migratório no mundo todo, a figura do Beato Seelos é de singular importância para mantermos o caráter missionário e profético atualmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário