segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

“ Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!”(SI 3)


A liturgia de hoje traz no evangelho de Marcos a mensagem de Jesus que liberta o homem de todo tipo de prisão, ou forma de opressão. O contexto expostos dá referencia a um lugar de morte, no qual existe uma pessoa endemoniada. A expressão demônio no grego tem o significado de separação, divisão, portanto, a idéia trazida no texto sagrado nos da referencia a um homem possuído por algo que o aparta de Deus, da vontade divina de salvação, unidade e amor. Ele está endemoniado, ou seja, apartado da sociedade, é um dos excluídos daquela época. Analisando humanamente esse homem poderia se dizer que ele tinha uma espécie de transtorno mental, porém independente do fato ser alterado, ou visto de diversos ângulos,o ponto crucial da situação é que este home estava numa situação de morte inconsciente. A presença de Jesus revela o caminho invertido, ou seja, a vida e vida em abundancia. Essa possibilidade dá ao homem um novo sentido, que o faz recobrar a consciência, e retornar ao caminho, a família, a comunidade e a unidade.
É importante ressaltar que o caminho seguido em função do demônio, ou seja, de qualquer espécie de divisão humana e divina, leva-nos a morte como ocorreu com os porcos. Veja que diante da proposta de vida concedida por Jesus, o povo reage de forma negativa: é melhor ter deixado o homem naquela situação de morte universal do que destruir ou acabar com a manada de porcos. Neste caso Jesus é colocado de lado, é expulso daquela cidade. Seguir a Jesus é coloca no plano a salvação o homem como ser mais importante, pois este é o único que está em condições de negar a Deus, eu ir contra o seu princípio salvífico.
Algumas religiões, como a protestante, têm a visão que o porco não é bom para se alimentar justamente por esta passagem bíblica, porém, essa idéia é observada por uma má interpretação do texto. Eles falar que o espírito mal (Servo maligno de entidade sobrenatural) entrou nos porcos, e por isso não se deve comer do mesmo, entretanto, mesmo colocando essa possibilidade do espírito mal, o fato ocorrido é particular. Ou seja, não é porque o espírito mal entrou no porco que todo porco tenha o espírito mal. Sendo assim, se Jesus curou o paralítico, todo paralítico será curado por Jesus. Isso é um fato não lógico. Tudo bem se isso está inserido na cultura, porém, os motivos ou razões devem ter um sentido mais coerente.
O Salmo 3 diz: “ Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!”. Esta expressão é situacional. O povo hebreu sempre esteve na história da bíblia como aquele povo escolhido que sempre passou por situações positivas e negativas em momentos diversos. Portanto a expressão acima denota a este Deus salvador que reerguia seu povo nos momentos de aflição. É importante trazer isso para atualidade porque nós também entramos nesta situação de condição-necessária divina para caminharmos na unidade. Precisamos sempre de Deus, porém não podemos esquecer que em sua proposta de salvação ele nos faz co-redentores do seu reino. Portanto, a nossa abertura para vivermos em comunidade, resgatando o valor de cada um, sem excluir nossas diferenças, que faz parte de cada personalidade, e a orientação para denunciar a injustiça e resgatar o verdadeiro amor é nossa condição para sermos servos do senhor como Maria o foi.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário