sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

“Que queres de nós, Jesus Nazareno?"(Marcos 1,24)



 A celebração de hoje(29/01) coloca em destaque o espírito de vida, vocação e missão de todos nós, comunidade de Fé. A primeira leitura extraída do livro de Deuteronômio retrata a postura de profeta que devemos ter diante dos desafios e necessidades atuais. Hoje o mundo cada vez mais precisa de profetas, ou seja, daqueles que tenham a coragem de ver a situação real do mundo, e ter uma mensagem de salvação renovada, com um olhar atual e futurista pela luz da palavra. Muitas coisas já não se adequam aos tempos atuais, os costumes e hábitos culturais estão em constante mudança. As transformações são inevitáveis e como dissera o apostolo Paulo para comunidade de Coríntios: “a figura deste mundo passa”. Tudo passa, as coisas mudam e renovam. Neste sentido a proposta de Deus deve ser sempre atual e renovada. Não que ela mude, pois a palavra não muda, porém sua forma de expressão deve ser renovada. A proposta de Amor universal dada por Deus desde os tempos antigos é a grande necessidade desta civilização. O profeta atual deve ter sempre isso em mente, pois é a grande orientação que o conduzirá ao caminho certo. É pelo amor que as famílias se formam e vivem, é pelo amor que as primeiras comunidades se formaram e é pelo mesmo que pessoas de boa vontade deixam pai e mãe, irmão e irmã, para seguir uma caminhada com Jesus, sendo testemunha viva e enunciador do projeto de salvação do homem. O sentido desse amor é universal, não se limita a uma família, uma comunidade, ou a qualquer objeto. Esse amor é o mais difícil de obter, pois não está a favor de nossos desejos primeiros, de nosso apego, ou prioridades.

O que sustenta nossas relações é o amor, mas não estou falando de um sentimento, de algo que me atraia ou alegre no outro, más de algo que vai além de nossas limitações, de algo que nos faz recuar quando temos raiva, ou vontade de matar, de algo que nos faz respeitar as diferenças do outro, de algo que nos obriga a suportar os insuportáveis, de algo que nos impede de dominar, maltratar, ou agredir a quem tanto amamos, ou odiamos. Este deve ser o caminho que um profeta nunca deve esquecer. O caminho que é a favor da vida e da dignidade, mesmo que isso lhe seja caro na sua mesquinhez. O Senhor nos chama a ser gente, independente de nossa situação econômica. A sermos pessoas de valor que se respeitem e vivam o amor, nesta realidade, neste mundo. O Céu já está preparado, mas é aqui que de fato seremos merecedores, se vivermos o amor, se estivermos em oração e ação. Serão nossas atitudes que contarão para vivermos neste espírito. E isso está além de nossa religião, ou instituição eclesiástica. Pois nossa religião é um caminho para bem seguir a Deus. Uma vez que sua função específica está no próprio termo, ou seja, a palavra religião quer dizer ‘re-ligação’, mas re-ligação do que?!Do homem com Deus, da criatura com seu criador.

Na carta de Paulo a comunidade de Coríntios, ele nos fala: “Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor.”. Sua palavra é uma orientação para o sacerdócio ordenado. Estando livre, ou seja, sem apego, sem responsabilidade familiar, sem mulher, o homem está mais despreocupado e digamos que capacitado para as coisas de Deus, ou seja, para oração, para vida fraterna, para a realização de sacramentos e celebração da vida de Cristo, ou seja, para o seu ofício como sacerdote, bom pastor e co-responsável pela fé e caminhada do povo, na Igreja Católica Romana. É claro que a vida celibatária é motivo de muitos questionamentos, por exemplo: Como um homem pode viver sem mulher?! Como negar a união matrimonial que se tem e é indicada por Deus no livro do gênese!? Por que a Igreja católica colocou como prioridade o celibato só depois do século VI?! Diante de tantas perguntas pode-se responder que o celibato não é contra a vontade de Deus. No novo testamento, em Mateus 12, Jesus fala referente ao celibato: Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o”. Portanto, o celibato não é questão de certo ou errado, mas de opção. Na Igreja católica ele é como uma norma no direito canônico, que deve ser seguida pelos sacerdotes, bispos e Papas, em vista de um seguimento melhor do Cristo. Nem todos seguem, porém essa nota em questão não deixa de existir.


 Já o homem casado e a mulher casada estão mais inclinados a responsabilidade familiar, ao trabalho e, portanto, um pouco mais limitado, neste sentido. É claro, isso não quer dizer que os pais e mães de famílias não precisem participar dos movimentos da comunidade só porque têm suas responsabilidades de família. Pelo contrário, a participação em áreas menos exigentes como a catequese, a liturgia, a pastoral da criança e a coordenação, dentre outras pastorais, são caminhos mais do que necessários para bem vivermos a proposta de cristo. Isso é uma forma não fácil, porém um pouco prazerosa, de ter uma vida ativa na fé e ação evangelizadora. Não podemos esquecer que nossa vida de profeta não só se limita a essas pastorais, mas também aos relacionamentos familiares, a comunidade, ao meio social e a atividade política. Pois a promoção da vida é em sua plenitude, e não só em um sentido estritamente espiritual abstrato. Infelizmente a família atual mais parece matriarcal, ou seja, em muitos aspectos quem mais assume as responsabilidades são as mães, ou as avós. Isso não é sinônimo de caridade, mas de irresponsabilidade de seus representantes, ou seja, de alguns pais e mães. Não estou pregando um moralismo, mas estou falando de uma falta de maturidade sobre as exigências que a vida nos trás.

O evangelho de hoje é do apostolo marcos, teólogos dizem que este escrito foi o primeiro evangelho escrito depois da morte de Cristo. Marco é original em sua mensagem. Ele sempre faz referência de um Deus que está em constante ação, sua autoridade de importante relevo não é pela imposição de idéias, mas pela coerência do falar e fazer. Falava do Pai e era a própria ação encarnada do Pai. Quem estava com ele sentia a sua proposta de liberdade plena, sentia seu acolhimento e o verdadeiro valo que está na vida, no respeito e no amor que transcende qualquer preconceito. Sua verdade não era imposta, mas participativa e partilhada para todo. Ela não era limitada e fechada em si, mas universal e igualitária. Seu amor devolve o brilho da vida e resgata o valor humano, com um olhar especial, aos excluídos e marginalizados. E sua proposta de vida, um convite a mudança de vida e a negação dos males que quando não destrói, escraviza o homem. Neste sentido ele era o amor personificado. Contudo, que tenhamos presente em nós essa proposta de vida e que tentemos acabar com os maus espíritos que perpetua em nossas relações humanas. O mau espírito da inveja, do egoísmo, do orgulho, do desrespeito, da ganância, da agressividade e irresponsabilidade que nos envolve em muitos momentos. Que procuremos conviver de com coerência ao que falamos, sem deixar de esquecer nossas limitações, e nossas fraquezas humanas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário