sexta-feira, 8 de abril de 2016

A Eucaristia: o mais belo e perigoso seguimento do Cristo.


          Nos tempos atuais participar da Eucaristia nunca foi tão bom e tão difícil para nós Cristãos Católicos. Isso porque quando nos abrimos para compreender ou se esclarecer sobre tal “mistério de fé” podemos, assim, nos surpreender, ou até ficar de boca aberta, ao percebermos o que se revela nesse mistério profundo e inacabado que Celebramos na Missa, ou melhor dizendo na Ação de Graças.  

O grande prazer que podemos ter está em ver que Jesus todos os dias “está conosco” (O Senhor esteja convosco-Ele está no meio de nós!) na Celebração Litúrgica, e que desde o início da Missa, e não no momento de consagração, entramos numa relação de diálogo, intimidade e comunhão com Cristo.

Celebramos tal mistério porque “temos dentro de nós fome”. Podemos ver que há dois tipos de fome: uma ruim e outra boa, uma que pode nos destruir por completo e outra que pode nos levar a felicidade verdadeiramente. Aquela é grande e bate a nossa porta todo o dia (fome de ter, de ser grande e poderoso desmedidamente). São muitas e não nos saciam verdadeiramente, mas podem até nos destruir. Porém, há fomes boas: de amor, de paz, de felicidade, de justiça...Estas nos levam para à Felicidade.

Se temos fome é porque precisamos de pão. Porém não é qualquer pão. O pão dos homens não sacia por completo. Como disse Felipe à Jesus: “Duzentos denários de pão não seriam suficientes para que cada um recebesse um pedaço” (Jo 6, 7). O pão que nos sacia é Jesus, “o pão vivo descido do céu”(Jo 6, 51), o Pão Sagrado. Deste modo podemos perceber que celebramos a Eucaristia porque Nela saciamos a nossa fome (Jo 6, 12) que nos faz feliz: a fome de Deus e do seu Reino.

É na Eucaristia que saciamos a nossa fome, pois em Jesus encontramos a mais profunda realização do projeto de Deus. E Ele está lá, na hóstia Consagrada, por amor inefável, se entregando e doando-se, dando a sua vida para nos dar a vida (Jo 6, 51). E de modo gratuito.  Aquele que se aproxima de Jesus Eucarístico e comunga-o pode ter a certeza, pela fé, que está buscando a sua felicidade verdadeira e se encontrando com quem nos ama mais que tudo. Um Deus encarnado, e que se fez pão, que tem um coração sempre disposto a perdoar e que quer estar conosco sempre, e que não quer perder a nenhum, e que não faz distinção de pessoas, mas ama a todos de modo igual e com verdadeiro amor. Como seria bom se O buscássemos sempre e motivássemos os outros a busca-lO, pois Ele não recusa a ninguém que O procura, mas quer salvar a todos.

Deste modo, Celebrar a Eucaristia é provar e experimentar pela fé de quem verdadeiramente nos ama e nos quer dar tudo para sermos felizes. Pois é deste modo, além de outros, que se atualiza todos os dias a entrega de Jesus por nós: pela Celebração da Eucaristia. Assim poderíamos repetir como o salmista: “Ao Senhor eu peço apenas uma coisa e é isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo”(Sl 26).  

Deslumbrar a beleza do Cristo eucarístico é algo inigualável. Porém melhor e mais difícil ainda é fazer uma comunhão mais profunda e continuadora com o Cristo eucarístico semelhante à experiência dos apóstolos com Jesus. Os apóstolos que viveram, ouviram, comeram e beberam com Jesus, provaram de seu amor e no anuncio de sua presença , de seu Reino, tiveram que passar pela sua mesma sorte. Foram presos e proibidos de fazer caridade, (boas ações e falar de paz, esperança, justiça e libertação), pelos fariseus, saduceus e membros do sinédrio (At 5, 34-42), chegaram a ser assassinados (Atos 12, 2).

É estranho ver cristão que não passam pela cruz e que não buscam ser um outro Cristo, que não dão testemunho da verdade, da justiça, e não lutam pela paz e pela vida humana. Pois a Celebração Eucarística nos chama a ser outro Cristo na nossa realidade histórica. É estranho ver cristãos que não se importam com pessoas sendo mortas, abandonadas, injustiçadas, exploradas e oprimidas, quando Jesus morreu para dar nos a vida (Jo 6, 52),  não abandonou a nenhum dos que o Pai lhe deu (Jo 6, 37), fez justiça à mulher que iria ser apedrejada (Lc 7, 36-50), e denunciou os atos errados dos grandes e poderosos da época! É estranho ver Cristãos Católicos que pensam só eu si e esquecem dos outros, quando Jesus nos aconselha a olhar os outros e cuidar dos outros pobres, mendigos, presos, excluídos e desprezados (Mt 25, 34-46).

Eucaristia é partilha e nosso desafio é partilhar a vida para dar mais vida; Eucaristia é amor sem limites, e nosso desafio é fazer o mesmo que o mestre; Eucaristia é perdão de Deus para conosco, e nosso desafio é perdoar como o Pai nos perdoa; Eucaristia é paz, e nosso desafio é lutar pela paz no mundo; Eucaristia é vida, e nosso desafio é lutar pela vida, seja qual for, ou de quem for; Diante da Eucaristia somos todos iguais, nosso desafio é tratar os outros de forma igual (Somos irmãos e Filho do mesmo Pai); Eucaristia é dignidade humana pelo amor de Deus, nosso desafio é dar dignidade ao outro pelo mesmo amor divino; Eucaristia é união, e nós somos desafiados a ser unidos; Eucaristia é contrária à morte, à violência, à exploração, à divisão, à opressão, à injustiça, ao egoísmo, à luxuria, à vaidade, à superioridade, à prepotência, ao abuso, ao desrespeito, à qualquer tido de maldade contra a si e contra o próximo.

Por isso e muito mais a Eucaristia é o mais belo e perigoso seguimento de Cristo. Não podemos esquecer que somos chamados a ser outro Cristo por completo, pois para isso que Ele fez o que fez, para sermos sua imagem e semelhança. Essa experiência é antiga e atual, e exige de nós dar testemunho do ressuscitado. Se Cristo não vive em nós então ainda não entendemos o mistério que tanto celebramos cotidianamente. E Ainda não nos abrimos por completo para o verdadeiro, profundo, apaixonante e exigente significado da Eucaristia. Após a Celebração Eucarística começamos nossa missão, de ser sal e luz do mundo (Mt 5,13-16), de sermos templos vivos do Espirito Santo. Tal Santo Espírito não nega a o Filho de Deus, mas dá testemunho do Pai e do Filho. Que Deus nos ilumine para sermos continuadores de Jesus e nos der coragem para testemunhar tal mistério na vida.
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário