quarta-feira, 6 de abril de 2016

Experiência verdadeira de e com Deus.

A experiência de Deus verdadeiramente é  uma das mais profundas, intensas e verdadeiras possíveis. Não tem como conhecer a Deus sem ser tocado pela sua Misericórdia. Pois Deus é Amor, e é sobre isso que vamos meditar hoje.

Em João (3,16) vemos que "Deus amou tanto o mundo". Quem já passou por uma experiência de amor, como a de uma mãe por um filho, pode compreender essas palavras, pois o mundo nunca foi condenado por Deus, mas amado. Todos os seres que existe no mundo são amado por Deus, pois tudo é fruto do seu amor, inclusive nós. 

É importante perceber isso porque mesmo que em qualquer situação que estejamos, pode ser a pior possível, Deus nunca deixa de nos amar. Então podemos por exemplo, pela experiência do amor familiar,, compreender como Deus nos ama. 

Mas não é de qualquer jeito e nem de qualquer forma. Deus nos ama e não é pouco, mas "tanto- tão infinitamente-, que deu o seu Filho único". Quando alguém dá alguma coisa de muito importante pra nós, e de modo gratuito, então podemos reconhecer o quanto que ela nos ama. Deus nos amou tanto, mas tanto, que nos deu o seu bem mais precioso: Jesus. 

Qual mãe ou Pai teria coragem de dar seu Filho Amado por amor?. Será que Deus nos ama pouco? Deus poderia nos dar qualquer coisa e resolver tudo de uma vez, num piscar de olhos, pois Ele pode, mas Ele quis nos dar parte Dele, o que era sua vida, o seu Filho Amado. Será que há algum Deus que nos amou mais escandalosamente do que Esse?! 

Podemos perguntar: porque Ele quis demonstrar tão transbordante amor? Ele nos responde: "para que todos os que nele crer não pereça - não morra-, mas tenha a vida eterna". A vida é o que Deus quer nos dar, e não só essa vida que passa e que recebemos gratuitamente, mas uma vida que não se esgota, não se acaba, uma vida eterna. 

Para quem está vivo não há mau pior neste mundo do que a morte. Quem passa próximo dela sabe o quanto é bom estar vivo e viver. Deus nos ama tanto que não se contenta em nos amar só por um instante- em quanto nos dá esse pequeno e breve momento de vida e consciência- mas para todo o sempre, porque eterno é seu amor por nós. É incrível ver alguém que nos quer tanto bem, nos quer tão feliz, nos ama tanto  e nos deseja tanto como Deus. 

Se Deus por amor nos enviou seu Filho Ele não fez por raiva ou para nos afastarmos de sua presença e nem para nos condenar. "Deus não enviou seu Filho para jugar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele"(Jo3, 17). 

Nunca a pretensão de Cristo foi nos condenar, apesar de que muitas vezes achamos ilusoriamente que Deus está nos condenando com as situações difíceis da vida ou com nossos próprios erros e pecados. Mas Deus não nos condena, Ele nos ama e nos chama para Si. 

É triste ver pessoas que jugam, condenam as outras- e isso não acontece pouco- quando na verdade Deus não condena, mas pelo contrário, quer fazer tudo o que pode seu amor para nos salvar. Quantas vezes desistimos dos outros, principalmente quando eles não têm nada para nos dar, ou não nos ajudam. As empresas fazem assim, o mercado faz assim, muitas vezes nossas relações são assim, mas Deus não é assim, seu caminho não é esse. 

Deus nunca quer abandonar ou desprezar ninguém, mas até o último sopro de nossa vida, como o bom ladrão, Ele quer nos salvar. Que possamos confiar, guardar no coração, desejar, buscar, o que Ele nos diz, a sua palavra, a sua pessoa humana e divina. Basta darmos crédito à Jesus: "quem nele crê, não é julgado, quem não crer, já estar julgado, porque não creu no Nome do Filho único de Deus"(Jo 3, 18). 

A questão fundamental está em nos abrirmos para Deus, dar crédito a Ele, confiar e Deixar ser amado (a) por Ele e amá-lo com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com todo o nosso entendimento, com toda a nossa força. As consequências desse amor verdadeiro divino e experiencial é amar o outro com os olhos de Deus. Pois se Deus é amor e nos abrimos pra Ele não tem como não amar a si mesmo e ao nosso semelhante. 

Daí, um coisa que Deus não faz, mesmo que Ele nos deseje todo dia, é nos obrigar a buscá-lo, a amá-lo e a seguí-lo. É de nossa liberdade dizer "sim" todo dia a Deus e pelo seu Filho na consolação de seu Espírito. Quem não busca esse caminho de vida, amor e salvação já demonstra que não busca a Deus, que está fechado, como os fariseus e saduceus, à uma correspondência de coração e verdadeira. Por isso João (3,19-20) afirma que: "a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas obras eram más. Pois quem faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que suas obras não sejam demonstradas como culpáveis". 

Nosso desafio cotidiano é acolher a Deus, acolher a sua luz, corresponder com generosidade ao seu amor e ser sinal de luz e não de trevas, de vida e não de morte, de Amor e não de ódio, de paz e não de violência, de perdão e não de rancor, de salvação e não de condenação ou maldição,  de verdade e não de mentira, pois "quem pratica a verdade vem para a luz, para que se manifeste que suas obras são feitas em Deus"(Jo3,21) 

Que não percamos a esperança em Deus, no seu amor, na sua misericórdia, pois Ele nos quer para junto de Si, mesmo que tenhamos dificuldades para o amar e seguir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário